1 de janeiro de 2013

Colesterol - capítulo 1 ( parte 1 )

Olá pessoas !
Hoje vim , postar sobre o colesterol , vamos entender o colesterol :

Colesterol ? Que bicho é esse ? Você já parou para pensar?Certamente sabe o que é uma substância  do sangue que você também ingere  com as gorduras animais . Aqui você terá mais informações :

♥ O  colesterol é uma substância cerosa   , com aspecto amarelado de gordura , que é usada pelo corpo  inteiro  para que este funcione normalmente . 

♥ O corpo produz o colesterol no figado e o utiliza para produzir hormônios , vitamina D e ácidos bilares que são armazenados na vesícula  e ajudam na digestão de gorduras  ingeridas  na alimentação .

♥ Ele está presente também nas células do corpo . É encontrado nos músculos   , cérebro , nervos , pele , figado , intestino e coração  .

♥ Mas é só preciso uma quantidade  pequena para suprir essa funções . Se há muito colesterol  no sangue o excesso  se deposita nas artérias . 

Parece inocente , não ?

♥ Portanto o colesterol é produzido  no fígado de seres vivos  . Como árvore não tem figado , colesterol não dá em árvore ou em outros   vegetais . Só produtos de origem animal são ricos em colesterol . 

♥ O colesterol é insolúvel  em líquido , por isso ele  circula no sangue pegando carona nas lipoproteínas  

♥ Há dois tipo de  lipoproteínas  . uma delas leva o colesterol  aos tecidos aonde ele é necessário , mas , se ele estiver em excesso , também pode abandoná - lo na parede das artérias  , onde é pouco ou nada necessário . É o LDL , uma lipoproteína  desastrada  que é também conhecida como colesterol ruim , pois pode provocar infarto e acidentes cerebrais , acumulando - se nas paredes das artérias .

♥ A outra é uma lipoproteína bendita , pois recolhe o colesterol no sangue e o eva até o figado para ser decomposto . É uma espécie de faxineiro . É o HDL , o bom colesterol .

Bem gente , é grande o capítulo 1 , então , vou dividir em partes 

$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$


Nenhum comentário:

Postar um comentário