10 de junho de 2012

Família - Como Se Dar Beem...

Oi Florzinhas Do Campo!
Aqui irão as dicas para se dar bem com todos que convivem com você:
Ei gente, eu cresci!
Todas as vezes que a sua mãe pode, lida com você como se fosse menininha de sete anos que estava ansiosa pelo primeiro dia de escola. Ela acha que não há segredos entre as duas e, por isso, entra em seu quarto sem bater, olha suas gavetas sempre que tem vontade e, além disso tudo, nunca a deixa fazer nada do que quer. Dormir na casa da BFF ou ir àquela festa bapho, nem pensar! Daí rola discussão, briga e até castigo, certo?
Resolva a situação: uma boa conversa com eles já é um indício de que você está disposta a provar que não quer mais ser tratada como criança. “Mostre que você cresceu e que, assim como eles, precisa de seus momentos sozinha“, aconselha a psicóloga Raquel Maracaípe. A partir disso, vá tentando atitudes novas aos poucos. Quando quiser privacidade, combine um código com a sua mãe, como uma plaquinha na porta, por exemplo, para ela saber que aquele não é um momento bom para aparecer. E mais: se toda a turma do colégio vai ao shopping, cumpra os horários e deixe o celular ligado. “Se quer mais liberdade, mostre que é digna de confiança“, afirma a psicóloga Meiry Kamila.

Irmãos: um problema eterno
Você tem irmãos? Sim? Então, sabe que às vezes é difícil manter a paz quando estão juntos. Os mais novos tendem a viver no pé. Os mais velhos morrem de ciúme. Apesar de parecer uma guerra sem solução, temos uma notícia ótima: é possível, sim, selar a paz com os brothers!
Resolva a situação: a briga pelo controle remoto é diária? Então, converse com o seu irmão e estabeleça que, quando estiver passando sua série favorita, ele a deixe assistir assim como você deve deixá-lo sussa durante o futebol. “É importante estabelecer seus limites aos outros, mas também é importante respeitar os limites alheios.”, conta Meiry Kamia. Já se seu irmão é chiclete, peça a ajuda dos pais para resolver a situação. “Mostre que vocês tem idades diferentes e que por isso cada um tem um tipo de amizade e de interesses”, explica Raquel Maracaípe. O importante é lembrar que, por mais que a convivência seja difícil, a amizade entre os irmãos é extremamente valiosa- e pode ser uma delícia.


Sem segredos com a sua mãe!
Seu namoro está ótimo! Os dois têm conversado sobre a primeira vez e você sente que agora é a hora. Mas e a coragem de contar para a mãe? É que nesse momento, milhões de perguntas surgem: “Será que ela vai ficar b rava?”, “E se ela me proibir de sair com ele?”.
Resolva a situação: As mães mais fechadas nem sempre são bravas ou cabeça dura. “Isso pode ser reflexo da educação que elas tiveram. Não significa que não queiram se comunicar, talvez só não saibam como fazer isso”, pondera Meiry. Portanto, cabe a você criar esse elo de comunicação. Comece com coisas menores, contando, por exemplo, como foi o seu dia no colégio. Demonstre interesse sobre a rotina dela. Separe algum tempo para passarem juntas. Que tal, quando for ao salão fazer as unhas, marcar  um horário duplo? Dessa maneira, vocês se tornarão mais companheiras e terão mais cumplicidade. Assim, quando for a hora de revelar acontecimentos maiores, como a sua primeira vez, o papo irá fluir melhor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário